Consultoria em franquia: sabe como ela pode te ajudar nos resultados?
Com a finalidade de desenvolver soluções personalizadas, o serviço de consultoria em franquia oferece um profissional capacitado, com larga experiência na área da empresa, atuando para otimizar a produção e aumentar os rendimentos.
Também conhecida como consultoria de negócios ou supervisão de campo, a consultoria para franqueados é certamente um grande diferencial para a empresa que a contrata, gerando ganhos competitivos alinhados à eficiência máxima de gestão administrativa.
Entre os serviços oferecidos, o consultor de franquias promove auditorias nas unidades, identifica problemas e elabora soluções, trazendo proposições inovadoras para atingir as metas da empresa. Ela é indicada especialmente para empresas das áreas comerciais, da tecnologia, do marketing e que estão em expansão.
Confira neste post os valiosos benefícios da contratação de uma consultoria especializada em franquias!
Elaboração de resultados participativos
A colaboração da consultoria em franquia se dá no âmbito sistêmico, desenvolvendo operações que contemplem todas as áreas da empresa. Partindo do financeiro e passando pelo estoque, marketing e vendas, o profissional trabalha para estabelecer condições melhores para a equipe como um todo.
Por atuar de modo ampliado, os resultados visam à participação de todos envolvidos, tanto da parte do franqueador quanto do franqueado. Para tanto, é necessário que o consultor traga para os colaboradores habilidades essenciais para o crescimento e estruturação do negócio.
Operando na condição de “ponte” entre as unidades, a consultoria estabelece um contato com os funcionários de todos os setores, gerando conhecimento e cumplicidade daqueles que estão diretamente ligados com os processos de desenvolvimento do negócio.
Interlocução de qualidade entre as unidades
Tendo acesso a informações sobre o funcionamento da loja ou estabelecimento, o consultor deve se colocar a par de tudo o que acontece na corporação ― desde o perfil da equipe até a situação financeira.
Com o histórico levantado, o profissional vai trabalhar com a comunicação como principal ferramenta, organizando a necessidade das unidades com as diretrizes desenhadas para o negócio.
O consultor tem uma visão ampliada da estrutura e mais facilidade em trazer para a compreensão dos envolvidos os problemas identificados na franquia, assim como em repassar as melhorias que visualiza para a rede.
Antecipação de soluções para a empresa
Com sua experiência e acesso privilegiado às informações, o consultor trabalha na contramão das adversidades, apurando erros e falhas antes mesmo que eles possam interferir nos processos de vendas ou nos sistemas produtivos da empresa.
Seu método visa elaborar correções para equilibrar possíveis defasagens e suprir necessidades antes que elas cheguem até os fornecedores e aos clientes. Por uma postura proativa, o consultor utiliza de seu olhar e entendimento aprofundado para tratar das questões antes mesmo que se tornem um problema.
Essa atitude evita o despendimento de recursos de modo indevido, aplicando força de trabalho e investimento em engrenagens que vão auxiliar o negócio de modo integrado e em médio e longo prazos.
Padronização dos processos produtivos
Um dos grandes problemas entre as franquias é a construção de um padrão único de trabalho sem levar em conta as condições peculiares de cada unidade. Tendo em vista que o padrão estabelecido vislumbra em maior importância a satisfação do cliente, o consultor de campo começa desse ponto para construir seus métodos de adequação.
Alguns tópicos devem permanecer inalterados, como a conduta dos funcionários, excelência dos produtos e serviços e identidade visual da marca. No entanto, a logística entre cada franquia deve ser alterada de acordo com fatores como o tamanho da loja e sua localização.
Estabelecer procedimentos e maquinários comuns nas franquias garante que os objetivos sejam alcançados. Tendo um mesmo perfil produtivo, os métodos se tornam mais eficientes e há a consolidação de um modelo de manutenção e checklist ativo.
Experiência em consultoria de franquias
A efetivação dos métodos corporativos entre franquias se dá pela competência requerida dos profissionais de consultoria, que recebem treinamentos específicos para sua função. Seu conhecimento auxilia desde a estruturação de um setor até a reparação de um conflito, por isso suas habilidades devem ser completas.
Para a criação de uma análise eficaz, o profissional de campo precisa ter tempo e entendimento das situações, avaliando com conhecimento de causa cada ponto levantado pelos líderes e gestores do negócio.
Responsável por fazer um ambiente organizacional harmônico, o consultor de franquias atua para além de uma simples auditoria ou de supervisão. Ele deve solucionar os problemas de maneira global e integrada, contando com a sua atuação pregressa para estipular ações que sejam compatíveis com os recursos e demandas da empresa.
Estreitamento dos laços de parceria
Por ser uma peça-chave na elaboração de um plano de ação estratégico e de medidas de melhoria para a corporação, o profissional atua no fortalecimento dos elos entre as unidades, gerando propostas que sejam bem aceitas e trabalhas em ambos os lados.
A consultoria pode lançar mão de alguns serviços especialmente para esse propósito, como canais de atendimento ao franqueado ou capacitação em forma de palestras e workshops, destinados à participação de setores que precisam trabalhar conjuntamente.
Essas medidas tornam a parceria mais sólida, auxiliando as boas práticas de relacionamento dentro e fora da empresa. A confiança estabelecida entre franqueador e franqueado se converte mais facilmente em modelos de sucesso, gerando mais satisfação nas relações estabelecidas dentro do ambiente de trabalho.
Auxílio à gestão administrativa
O consultor que trabalha com os franqueados deve impulsionar diretamente os resultados que são estabelecidos pela gestão administrativa, tendo no seu plano de ação o caráter de suporte a todas as medidas ali desenvolvidas.
Atuando para um diagnóstico preciso de cada unidade, o consultor de campo modela as suas funções de modo integrado com o dono ou presidente da empresa, em um processo que visa à troca de informações para colheita de melhores resultados.
As operações desenvolvidas são também supervisionadas e debatidas com a gestão responsável, que está sempre perto e presente a cada passo transicional ou de mudança implementada. Embora o consultor leve à frente os problemas da franquia, a gestão é quem vai monitorar o crescimento do negócio cotidianamente.
A consultoria em franquia oferece à gestão uma maneira distanciada e eficiente de se alcançar os objetivos com maior rapidez. Um profissional experiente descobre falhas, otimiza a produção e cria estratégias para o crescimento da empresa.
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