Entenda quais são as diferenças entre lucratividade e rentabilidade
Você conhece as diferenças entre lucratividade e rentabilidade? Apesar de serem ignoradas pela maioria dos empresários, elas existem e precisam ser consideradas. Para que sua administração seja eficiente, você deve ter estes indicadores à sua disposição e, principalmente, entendê-los.
Pode-se dizer que toda empresa rentável é, necessariamente, lucrativa. Contudo, nem toda empresa lucrativa é rentável. Parece meio confuso, não é? Mas fique tranquilo! Basta compreender os conceitos e o que cada termo representa para entender quando usar um ou outro.
Deseja saber mais? Continue no post e conheça tudo sobre as diferenças entre lucratividade e rentabilidade.
O que é lucratividade?
A primeira coisa a saber é que, entre lucro e lucratividade, há uma sutil diferença.
O primeiro é a resposta da pergunta que todo empresário faz mensalmente: “pagando tudo, quanto sobra?” Essa “sobra” é o ganho real que a empresa consegue gerar de tudo o que vende — o famoso lucro. Esse valor é obtido a partir da diferença entre receitas e custos.
Já o segundo é o resultado da divisão do lucro pela receita. A lucratividade é, portanto, apresentada na forma percentual e traduz o desempenho operacional do negócio.
Quando você observar uma lucratividade de 10%, por exemplo, pode entender imediatamente que para cada R$ 100,00 vendidos, R$ 10,00 são transformados em lucro. Por isso, esse é um mecanismo perfeito para medir e comparar a eficiência de empresas.
Imagine que, depois de muita pesquisa, você descubra que a rentabilidade média do seu ramo de atuação é de 15%, porém a sua empresa chegou a apenas 10% neste indicador. Nesse caso, seu negócio pode não estar em plena eficiência – enquanto seus concorrentes precisam vender R$ 67,00 para ter R$ 10,00 de lucro, você precisa faturar R$ 100,00.
É claro que há outros fatores que devem ser levados em conta além da eficiência operacional, e que podem justificar essa dificuldade de reverter vendas em lucro. Logo, ao se deparar com um cenário desses, você deve ligar o sinal amarelo e fazer um diagnóstico da situação.
Os resultados dessa análise devem embasar os seus planos de ação. No caso de uma rentabilidade baixa, você deve rever seus preços e estudar custos fixos e varáveis, entre outras coisas, de modo a aumentar sua receita e reduzir despesas.
Como calcular?
O cálculo da rentabilidade é simples. Contudo, é necessário obter o lucro antes. Por isso vamos às duas fórmulas.
Lucro = Receita – Custo Total (Custo variável + fixo)
Lucratividade = (Lucro / Receita) * 100
Lembre-se de que toda vez que for calcular, é preciso ajustar os períodos, ou seja, se o lucro está em valores anuais, a receita também deve estar.
Uma dica importante: na hora de efetuar os cálculos registre os custos e as receitas por competência, não por pagamento. Em outras palavras, se você vendeu R$ 50.000,00 em Dezembro, não importa quando seus clientes irão pagar, registre-os em Dezembro. Faça a mesma coisa com os custos.
Isso lhe permitirá avaliar com mais clareza a viabilidade do seu negócio e não poluirá sua análise com problemas de inadimplência, por exemplo. Afinal, esses problemas são de fluxo de caixa e não de lucratividade, mas isso é assunto para outro post.
O que é rentabilidade?
A rentabilidade é o percentual de retorno financeiro sobre um investimento aplicado. Ela é muito utilizada no dia-dia de investidores. Você já dever ter escutado em noticiários o quanto rende, por exemplo, uma caderneta de poupança ou um título do Tesouro Nacional.
O mesmo raciocínio é utilizado no setor empresarial. Sabe aquele dinheiro que você investiu no seu negócio? Será que valeu ou era melhor ter aplicado no mercado acionário ou no Tesouro Direto? Você só pode responder essa pergunta se souber a rentabilidade da sua empresa.
Analisar se a sua empresa é rentavel ou não vai além de somente calcular o indicador, e essa é mais uma das diferenças entre lucratividade e rentabilidade. No entanto, fazer esse cálculo é necessário. Vamos à fórmula então:
Rentabilidade = (Lucro / Investimento) * 100
Uma informação extra: é possível também calcular o tempo de retorno do investimento fazendo a conta inversa, ou seja, basta dividir o investimento pelo lucro. Nesse caso, você saberá em quanto tempo terá de volta o investimento feito.
Suponha que sua empresa tenha faturado R$ 50.000,00 no mês de Dezembro com um lucro de 10%, ou seja, R$ 5.000,00 de ganho real. Imagine, ainda, que seu investimento inicial tenha sido de R$ 500.000,00. Nesse caso, a rentabilidade do seu negócio seria de 1% ao mês. Já o prazo de retorno do investimento, de 100 meses.
Não basta, contudo, obter os indicadores, é necessário compará-los com os dados do mercado – fazer a análise de rentabilidade.
Como as diferenças entre lucratividade e rentabilidade são relevantes para o seu negócio?
Você lembra que no início do texto falamos que toda empresa rentável é lucrativa, mas nem toda empresa lucrativa é rentável? Então, levando em consideração o exemplo acima, em que chegamos a uma rentabilidade de 1% ao mês, caso a inflação seja também de 1% ao mês o rendimento real do seu negócio foi de 0%.
Veja, há lucro, no entanto não há rentabilidade real, apenas nominal (sem o desconto da inflação). Além disso, há outros dados de mercado importantes para a análise da rentabilidade como um todo.
Quando você decidiu investir em um negócio, por exemplo, você assumiu um risco maior do que se tivesse aplicado seu dinheiro em opções mais conservadoras, como a poupança.
Para que esse esforço tenha sido recompensado satisfatoriamente, o seu rendimento tem de ter sido maior também, afinal, quanto maior o risco maior deve ser o ganho. Por isso, compare com os rendimentos da poupança, do tesouro direto, entre outros. Essa é uma maneira de avaliar se seu negócio está realmente indo bem ou se precisa de ajustes.
Aqui, fica outra dica importante: o mercado considera uma rentabilidade satisfatória para investir em empreendimentos quando ela oferece 2 ou 3 vezes mais do que aplicações conservadores, de menor risco.
Tenha esses números de maneira fácil, de modo que possa consulta-los sempre que precisar. Se necessário, busque profissionais e consultorias que possam lhe ajudar. Isso será de suma importância para a saúde financeira da sua companhia.
Como você pôde perceber ao longo do texto, as diferenças entre lucratividade e rentabilidade são bem relevantes. Portanto, não as negligencie! Curtiu o post? Deixe seu comentário.
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