O que é alavancagem financeira? Para que serve? Como aplicar?
Financeiramente falando, a sua empresa está precisando de um gás? Nem sempre é possível conseguir isso com o andamento natural dos negócios. Por isso, nessas situações, em que é necessário agir de forma mais intensificada, uma das melhores opções pode ser a alavancagem financeira.
Esse recurso visa à captação de recursos financeiros para equilibrar contas, reinvestir nos negócios e conseguir a estabilização necessária para que a empresa não seja prejudicada por um momento financeiro ruim.
Interessado? O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre o assunto, entendendo como funciona e como ele pode ser aplicado no seu negócio. Confira!
Entenda a finalidade da alavancagem financeira
Momentos ruins são comuns para quem possui um negócio. Mas é preciso cuidar para que não se tornem contínuos a ponto de comprometer a estabilidade do seu empreendimento. Em época de economia instável isso pode piorar ainda mais, especialmente com a diminuição do poder de compra da população. Como consequência, os lucros caem e os impactos acontecem em diferentes níveis de intensidade e gravidade.
Em alguns casos, a redução dos números financeiros acaba sendo bastante prejudicial, destruindo fundos de reserva e impossibilitando um negócio de fazer reinvestimentos e até mesmo de seguir com suas atividades, sem poder custear despesas de funcionamento.
A alavancagem financeira, como o próprio nome sugere, é um conceito que define as estratégias que visam à potencialização da situação econômica de uma empresa, por meio da aplicação imediata de recursos captados externamente com foco na reversão desse quadro econômico negativo.
O que torna essas estratégias ainda mais interessantes é o fato de poder obter recursos financeiros sem ter nenhuma despesa imediata com isso, podendo arcar com esses custos mais à frente. Afinal, tudo que uma empresa que usa a alavancagem precisa é dinheiro (e justamente quando não dispõe de capital próprio para investir).
Alavancagem para manutenção do negócio
A alavancagem pode ser utilizada para que a empresa simplesmente consiga exercer suas atividades, especialmente quando ela depende da compra de recursos. As franquias de restaurantes são um bom exemplo disso, pois constantemente precisam comprar alimentos e outros produtos básicos para o cotidiano, o que, dependendo da situação, pode se revelar um grande problema.
Nesses casos, o aporte financeiro funciona como capital para que o negócio siga funcionando em busca de seu rendimento e evite o acúmulo de dívidas.
Capitalização para iniciar um empreendimento
Iniciar um novo negócio requer recursos financeiros sólidos e, muitas vezes, extensos. E, obviamente, nem sempre é possível dispor disso de uma hora para outra. Algumas vezes, o empreendedor só consegue perceber essa necessidade na metade do caminho. Nesses casos, a alavancagem também é eficiente.
Conseguir investimentos externos para iniciar um novo negócio ou mesmo incrementar um empreendimento que já existe é uma forma interessante de obter os recursos necessários para dar início às atividades. Bons acordos podem ser fechados com condições favoráveis, que possibilitam o pagamento desses valores somente quando a empresa começar a ter lucro.
Conheça as principais estratégias de alavancagem
Há uma série de possibilidades quando o objetivo é conseguir a alavancagem financeira. Diferentes estratégias podem possibilitar a melhora das finanças de que uma empresa precisa, por isso é fundamental conhecer cada uma delas.
Esses recursos atendem de diferentes formas e devem ser aplicados em estágios distintos em que seja necessária a alavancagem. Que tal conhecer melhor as opções mais comuns?
Pedido de empréstimo
O empréstimo é uma maneira eficiente de conseguir um determinado montante de forma rápida e segura, atendendo a qualquer tipo de situação. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para compra de materiais, revitalização de um estabelecimento ou simplesmente para quitação de dívidas.
Mas atenção: é preciso segurança para solicitar um empréstimo. Para conseguir a melhor opção, o mais interessante e buscar cotações em diferentes instituições financeiras, pois isso permitirá encontrar as melhores condições de taxas de juros e de tempo para quitar o empréstimo.
Abertura de Sociedade Anônima
A abertura de capital da empresa é uma maneira eficiente de captar recursos amplos, de modo que seja possível reinvestir no negócio. Nesse modelo de alavancagem, o negócio passa a ter acionistas, ou seja, sócios anônimos que têm cotas de participação.
Nesse caso, entretanto, junto com o aumento de capital, virá também a necessidade de dividir lucros com esses acionistas. Em alguns momentos, a opção pode ser boa, principalmente com bom número de comercialização de ações, o que pode gerar ótimos ganhos de capitais.
Aquisição de ativos
Uma das maneiras mais eficientes de conseguir a alavancagem financeira é comprando novos ativos, especialmente se esses forem relacionados ao negócio, pois podem funcionar como ferramenta para a melhoria do desempenho no que diz respeito a lucros.
Esses ativos podem ser de diferentes tipos, como mobília, ferramenta, máquinas e até mesmo a expansão do negócio, com a aquisição de novos imóveis. A alavancagem também funciona para quem tem capital disponível e pretende convertê-lo em maiores oportunidades de lucro e de crescimento para a empresa.
Entenda os riscos envolvidos na alavancagem
Obter o crescimento desejado é possível com os recursos citados, mas cada um deles inspira também alguns cuidados para que a alavancagem não se torne prejuízo no futuro, se tornando um negócio ruim a longo prazo.
Essas estratégias envolvem compromissos e responsabilidades financeiras. Sendo assim, é importante que a alavancagem dê bons resultados para que o tiro não saia pela culatra, ou seja, as consequências financeiras se tornem prejudiciais para a empresa.
Um empréstimo, por exemplo, precisa ser quitado. Então, é importante projetar essas obrigações nos faturamentos futuros. Taxas de juros e tempo para pagar precisam estar no planejamento financeiro da empresa de maneira responsável.
No caso da compra de ativos fixos, é preciso se atentar às possibilidades de desvalorização por depreciação, um fenômeno comum e que acontece com o passar do tempo. Em um caso de futuras vendas, certamente esses ativos não terão o mesmo valor do que quando foram comprados.
Essas estratégias são eficientes e trazem ótimos benefícios imediatos, porém é necessário estudar bem qual recurso deve ser adotado, antes de tomar a decisão.
Afinal, não dar um passo seguro pode custar caro para o futuro da empresa. A alavancagem financeira pode ser a melhor para o seu negócio! Mas é importante analisar bem cada uma das alternativas e aplicar os recursos com segurança e planejamento, para que o resultado imediato e em longo prazo seja satisfatório.
Agora que você já sabe sobre este assunto, que tal nos seguir nas redes sociais? Lá você encontrará mais posts interessantes! Facebook | LinkedIn
Saiba o que é gestão de processos organizacionais e seus objetivos - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 11:07 am
[…] processos bem alinhados. A partir da preocupação constante com essa organização, evita-se a bagunça financeira e suas consequências, que podem chegar ao extremo e levar ao encerramento das […]
Saiba por que estruturar um processo de vendas na empresa e veja como criá-lo - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 12:59 pm
[…] gestores que desejam garantir sustentabilidade empresarial, perpetuação do negócio e melhor gestão devem ter consciência de que o processo de vendas é uma etapa fundamental para […]
Consultoria em franquia: sabe como ela pode te ajudar nos resultados? - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 3:17 pm
[…] sistêmico, desenvolvendo operações que contemplem todas as áreas da empresa. Partindo do financeiro e passando pelo estoque, marketing e vendas, o profissional trabalha para estabelecer […]