Os 5 principais eventos de empreendedorismo em 2018
Rede de contatos, novidades do mercado, relacionamentos profissionais e inovação em produtos e serviços são ingredientes obrigatórios na receita das empresas bem-sucedidas. A boa notícia é que eles podem ser facilmente conquistados nos eventos de empreendedorismo!
Ser uma figura presente nessas ocasiões traz benefícios tanto para a imagem da marca quanto para a gestão do negócio. Quer saber quais? Leia nosso artigo e descubra por que sua participação é importante. Você vai saber quais os cinco melhores eventos para quem é empreendedor e, de quebra, conferir três tendências do mercado para 2018. Acompanhe!
A importância da participação em eventos de empreendedorismo
Para que uma empresa mantenha níveis satisfatórios de crescimento, a marca precisa estar exposta, com os gestores em busca de novos contatos e chances de negócio, sem se esquecer de ficar de olho na concorrência.
A participação em eventos de empreendedorismo permite que tudo seja feito em uma só ocasião. As melhores feiras são disputadas, têm alta rotatividade de pessoas, os expositores mais interessantes e é o local mais indicado para fortalecer uma organização, seja participando como expositor ou aumentando a rede de contatos.
Além disso, grandes empresas dificilmente deixam de participar dos eventos voltados para cada nicho de mercado. Nasce aí uma dupla oportunidade: se por um lado você pode observar a concorrência, do outro você consegue testar novos produtos e serviços.
Os principais eventos de empreendedorismo
Para não perder as oportunidades que a participação nos eventos de empreendedorismo pode trazer, a chave é se programar. A seguir, confira os cincos maiores eventos da área que serão realizados em 2018. Ainda dá tempo de participar!
1. Expert XP
Você já ouviu falar sobre a XP investimentos? A XP atua como corretora independente da Bolsa de Valores, e é considerada uma das gigantes brasileiras desse segmento.
Desde 2011, uma vez ao ano a XP organiza o Expert XP. No começo, o evento era destinado somente a investidores, mas, desde 2017, foi aberto a empreendedores de maneira geral, levando mais de 10 mil pessoas à feira. Houve mais de 30 horas de palestras com personalidades como Miriam Leitão, Carlos Wizard, Roberto Setubal e Luciano Huck.
Em 2018, quem participar terá a honra de assistir a palestras de Luiz Barsi, Milton Jung, Ricardo Boechat e Roberto Justus, nomes já confirmados. A feira também conta com um amplo espaço de estandes que apresentam as tendências do mercado de empreendedorismo.
O evento está previsto para os dias 21 e 22 de setembro, em São Paulo.
2. BlastU
Logo que você acessa o site da BlastU, uma mensagem com os objetivos do evento aparece na tela do computador ou do smartphone:
Conectar empreendedores, investidores, corporações, estudantes e a comunidade global para construir negócios melhores, mobilizando o Brasil para o futuro.
Fazer a ponte entre corporações que buscam inovação e os empreendedores que são os agentes deste movimento.
Criar um cenário favorável para que pessoas e negócios tenham acesso às ferramentas, imprensa, mentores e investidores.
Tudo isso será realizado em forma de workshops, mentorias, reuniões e rodas de conversa, para que o empreendedor esteja realmente próximo das pessoas que possam cumprir com os propósitos da feira, que acontece no mês de junho também em São Paulo.
3. CASE
Um dos eventos de empreendedorismo que acontece em São Paulo para ficar atento e acompanhar de perto, pois o calendário de datas e a programação ainda não foram divulgados.
O CASE é considerado o maior evento voltado às startups da América Latina, que propõe a conexão entre CEOs, empresários e investidores para que seja possível até fechar negócios durante a feira.
Se você não está interessado em fazer negociações, o CASE proporciona atividades para quem quer discutir e aprender sobre inovação, mercado e tecnologia. Em quatro anos de história, já atendeu a mais de 18 mil empreendedores.
4. FISPAL
Os empreendedores do ramo de alimentos têm um evento de empreendedorismo para chamar de seu.
A Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar (FISPAL), oferece mais de 1500 marcas de expositores que apresentam as últimas novidades, as inovações e as tendências para o ramo. O evento oferece soluções em:
- máquinas e equipamentos;
- alimentos e bebidas;
- cozinha profissional;
- utensílios e acessórios;
- móveis e decoração;
- higiene e limpeza profissional;
- automação comercial e embalagens.
Até os ingredientes usados nos mais variados segmentos da culinária estão à disposição para que o participante possa conhecê-los, no mês de junho em São Paulo.
5. ABF Franchising Expo
Parece que o mês de junho é o centro do mundo dos eventos de empreendedorismo em São Paulo. A feira de franquias ABF integra o calendário paulistano há nada mais, nada menos que 27 anos e promete conteúdo relevante, novas experiências e networking para franqueadores e franqueados.
A ABF oferece quatro dias de oportunidades para empreendedores que desejam fechar novos negócios e buscar parcerias quando se trata de franquias. Programe-se!
Tendências do mercado para 2018
Para que você não precise esperar até o próximo evento e possa se antecipar, vamos revelar três tendências do mercado para 2018. Anote estas dicas e saiba por onde começar!
1. Uso de bots
As redes sociais estão em constante inovação. A nova onda, que já veio para ficar, é o uso dos chatbots.
Os bots funcionam como robôs que têm várias funcionalidades dentro das plataformas digitais de uma empresa. Na página corporativa no Facebook, por exemplo, podem realizar ações como responder a perguntas no messenger, sem necessidade de a empresa disponibilizar um funcionário para fazer isso.
Os robôs também podem ser usados no sistema interno da organização, integrando a função em um comunicador instantâneo. Dessa forma, um novo colaborador pode ter acesso a relatórios rapidamente sem depender de terceiros.
2. Tecnologia a favor do marketing
Você já deve ter se deparado com alguma ação utilizando recursos tecnológicos, vídeos, realidade virtual, entre outros. Muitos dos expositores que participam desses eventos de empreendedorismo utilizam essa ferramenta para atrair a atenção dos visitantes e melhorar sua atuação nas feiras seguintes.
É por isso que, a cada ano, a participação se torna mais interessante. E os recursos podem ser usados pela sua marca, fique atento!
3. Home Office
Quer diminuir os custos sem diminuir a qualidade? Adote o home office para alguns cargos da sua empresa!
Essa forma de trabalho é tendência no mercado, pois coleciona uma boa quantidade de pontos positivos, principalmente para os colaboradores de setores que trabalham com competências criativas, como marketing e design gráfico.
Fora da pressão do ambiente laboral, esses funcionários conseguem executar suas tarefas com excelência, trabalham livremente a criatividade e a empresa ganha com a economia: quanto mais trabalhadores exercendo suas funções de outros ambientes, menos custos com as ilhas de produção de cada um.
Uma nova tendência surge com essa modalidade: os espaços de coworking, escritórios alugados exclusivamente para que as pessoas possam trabalhar, fazer reuniões e outras demandas do dia a dia de uma empresa sem precisar, necessariamente, ter uma.
E aí, já começou a planejar a participação em algum desses eventos de empreendedorismo? Então compartilhe nosso post nas redes sociais e mostre aos seus amigos que você é um empreendedor engajado!