Por que a controladoria nas empresas é importante?
Qual o seu orçamento para 2018? E o seu market share? Qual é seu nível de endividamento? Quais são suas principais receitas? E os custos? Se você consegue responder essas perguntas em alguns minutos, você provavelmente tem uma área de controle na sua companhia. Caso contrário, está na hora de se informar sobre controladoria nas empresas e, quem sabe, implantar na sua.
Atualmente, com negócios disruptivos e novos modelos de negócios, uma boa gestão é fundamental. Para tanto, o conhecimento dos números e indicadores de diversos setores do seu negócio e do mercado é necessário. Afinal, administrar algo demanda tomar decisões a todo o momento, e quando elas estão bem fundamentadas suas chances de sucesso aumentam.
Se você quer saber como aprimorar o controle da sua empresa e a tomar decisões melhores, siga neste post que preparamos.
O que é e o que faz a controladoria nas empresas?
A controladoria é uma área que, como o nome sugere, controla os diversos setores de uma empresa, traduzindo o desempenho da companhia em números, indicadores e relatórios que permitem aos executivos enxergar além do que seus olhos mostram e tomar decisões mais bem fundamentadas.
Para isso, conhecimentos de Administração e Contabilidade são mandatórios. Profissionais com perfis analíticos, que possam levantar e analisar dados e transformá-los em informações relevantes e que ajudem nas tomadas de decisão são os principais atores nesse ramo.
É, portanto, um setor ligado às estratégias do negócio e um instrumento que permite viabilizar uma gestão mais racional e eficiente.
Como implantar no meu negócio?
As grandes empresas possuem equipes próprias de controladoria e já as utilizam há muitos anos. Já as médias e pequenas empresas costumam contratar uma consultoria especializada, pois implementar algo novo demanda muito tempo e esforço. Afinal, montar um time de controladoria e fazer com que ele gere resultados não é uma tarefa fácil.
Além disso, uma empresa do ramo elimina riscos trabalhistas, traz as melhores práticas do mercado para dentro da sua companhia, oferece mais agilidade nas operações e possui expertise suficiente para otimizar o processo de implantação.
E quais os benefícios de contratar uma consultoria em controladoria?
Bem, a essa altura você já deve ter imaginado algumas das diversas vantagens de ter um serviço de controladoria a sua disposição. Vamos, então, falar sobre elas.
Gestão de custos e receitas
Essa atividade é importantíssima na condução do seu negócio. A sua controladoria poderá lhe fornecer um diagnóstico sobre seus custos e monitorá-los mês a mês. A partir daí, ficará mais fácil avaliar a viabilidade financeira de cada ação da sua empresa.
Você poderá, por exemplo, visualizar seus custos divididos em variáveis e fixos, o que facilita a análise da rentabilidade do seu negócio; verificar quais atividades consomem mais recursos financeiros e comparar com o retorno que elas proporcionam; analisar os impactos das suas estratégias comerciais e de gestão de pessoas nos resultados da companhia, entre outras coisas.
É com esse exercício que as oportunidades de redução de custos aparecem e os desperdícios são eliminados.
Por outro lado, o monitoramento das receitas é igualmente importante.
Saber quais são os seus principais clientes, os produtos que mais vendem e em quais épocas, quais ações comerciais geram mais negócios e identificar oportunidades de aumento de receita são alguns dos objetivos da controladoria na supervisão do seu faturamento.
Elaboração e acompanhamento do orçamento
Orçamento é um plano financeiro que, dentro de um plano estratégico, prevê receitas e custos em um determinado período.
Vamos imaginar que você queira aumentar sua lucratividade em 10% para o ano que vem, mas ainda não sabe como. Nesse caso, a elaboração de um orçamento pode lhe dar um mapa com os caminhos necessários para atingir essa meta.
No entanto, para tirar esse orçamento do papel é necessário que exista um acompanhamento mensal. Isso ajustará o dia a dia da empresa e a coloca no rumo dos objetivos definidos.
Avaliação de projetos
Essa é uma atividade extremamente valiosa. Vamos supor que você tenha um empresa de varejo e deseja implantar novos sistemas de controle de ponto de venda.
É na controladoria que a viabilidade e o acompanhamento de seu projeto serão feitos. Desde os estudos iniciais que mostrarão os prós e contras de cada cenário e simular os ganhos financeiros e operacionais até o monitoramento da execução do projeto e os resultados obtidos, tudo será analisado sob a ótica financeira e administrativa.
Diagnóstico de mercado
A avaliação do mercado é uma das atividades mais fascinantes de uma controladoria.
Ela é realizada com base em dados quantitativos e qualitativos que representam o cenário externo e, a partir disso, comparada com o desempenho de sua empresa.
Vamos supor que sua empresa aumente o lucro em 5% em relação ao ano anterior. Como saber se esse é um bom número? Por meio da avaliação do mercado.
Se a inflação foi também de 5% no mesmo período, por exemplo, o seu crescimento real é 0%. Se os seus concorrentes cresceram em média 7%, você perdeu uma fatia do seu mercado provavelmente. Ou seja, essa atividade oferecerá os parâmetros para avaliar o desempenho do seu negócio, o que, atualmente, pode ser chave para o seu sucesso.
Relatórios para tomada de decisão
Tomar decisões é uma rotina na vida de qualquer empresário. Porém, a maioria não faz isso com o devido fundamento. A controladoria poderá oferecer para você uma gama de relatórios periódicos que ajudarão nas decisões.
Desde o desempenho de funcionários até o seu nível de endividamento, tudo pode ser traduzido em números e informações para aumentar suas chances de acertar na hora de decidir.
Transparência nos processos
Esse conceito, que está tão em voga nos últimos tempos, representa um conjunto de práticas que busca tornar os processos empresariais mais éticos e transparentes através de um controle efetivo nos fluxos operacionais e financeiros e da definição de condutas desejáveis, que serão transmitidas a todos os colaboradores.
É, portanto, um meio de garantir que, tanto no ambiente interno quanto no externo, as relações empresariais estão alinhadas com valores éticos da sociedade. O que pode, inclusive, impulsionar a imagem da corporação perante seus consumidores.
Conforme exposto ao longo do post, a controladoria nas empresas têm papel estratégico, que impulsiona os resultados e os processos financeiros e operacionais. Portanto, essa área, que já é tão valorizada em grandes corporações, passa a ter cada vez mais procura por médias e pequenas empresas que pretendem continuar crescendo.
Se você quer ter todas essas vantagens na sua empresa também, entre em contato conosco.
Terceirização logística: 6 motivos para sua empresa adotar - Lasses Consultoria
4 de julho de 2019 @ 3:25 pm
[…] a terceirização de logística, pode-se otimizar processos com um controle simplificado dessa atividade. Toda a responsabilidade de mapeamento, desenho de processos e a rotina da […]
Como funcionam as fusões e aquisições? Entenda de uma vez por todas! - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 11:25 am
[…] linha de raciocínio sobre estar preparado para realizar uma fusão ou uma aquisição, a importância da controladoria nas empresas também se mostra um ponto de atenção de quem é o responsável pela tomada de decisão. Isso […]
Saiba o que é gestão de processos organizacionais e seus objetivos - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 3:13 pm
[…] A utilização de fluxogramas é outra prática usada na metodologia em questão. O fluxograma é uma ferramenta que possibilita a representação de um procedimento, problema ou sistema por meio de gráficos. Assim, é feito um mapeamento de todas as atividades, o que facilita sua gestão e seu controle. […]
Entenda o que é planejamento estratégico situacional - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 3:13 pm
[…] de determinados agentes, o que envolve organização do trabalho, supervisão das atividades, prestação de contas e avaliação contínua de uma dimensão chamada por Matus de […]