Quando investir em uma consultoria em Gestão Empresarial?
Gestão empresarial nada mais é que a administração do seu negócio. Isso envolve a execução de atividades ligadas a vários setores: gestão de pessoas, finanças, vendas e relacionamento. Como anda cada um desses aspectos em sua empresa?
Todos nós sabemos que nem sempre é possível atender às expectativas e apresentar um nível de excelência em várias frentes ao mesmo tempo. Por vezes, faltam recursos humanos, conhecimento em gestão ou uma leitura precisa sobre as oportunidades em seu campo de atuação.
Com a consultoria em gestão empresarial todas essas questões citadas podem apresentar melhoras significativas a curtíssimo prazo. Afinal, à frente desse serviço existem profissionais com imenso know-how para ajudar a sua empresa naquilo que for preciso e entregar sempre os melhores resultados.
No post de hoje nós apresentaremos alguns “sintomas” referentes ao clima organizacional que denunciam a necessidade de firmar parceria com uma consultoria em gestão empresarial. Fique ligado em todas as situações que serão apresentadas!
Dificuldades de promover inovação
Quando os líderes de uma organização acreditam, mesmo que intuitivamente, que existe uma forte dificuldade para inovar, isso é sinal de que algo está errado. Por vezes, não existe nenhum problema concreto a ser resolvido, mas não há segurança quanto ao futuro dos negócios e ao comportamento do mercado a longo prazo.
A capacidade de inovação ajudaria exatamente nesse sentido. Afinal, ao adotar novas estratégias de atuação em seu segmento, sua empresa terá maiores chances de exercer algum protagonismo no mercado.
Tenha em vista que, se essas novas estratégias forem bem-sucedidas, seus concorrentes certamente passarão a olhar para a sua empresa com a intenção de assimilar boas práticas. Existe maneira melhor de projetar o seu negócio para futuro do que ditar tendências em sua área de atuação? Nós acreditamos que não. No entanto, como todos sabem, não é nada simples ter sucesso nessas ações.
Com a consultoria em gestão empresarial, suas chances de êxito aumentam consideravelmente. A partir de analises de cenário precisas, os consultores poderão avaliar o que pode ser implementado em termos de inovação.
Quadro de pessoal desmotivado
Ter um quadro de pessoal desmotivado é um dos grandes problemas de organizações de todos os tamanhos. Da multinacional ao negócio familiar, quem tem a missão de liderar pessoas sente na pele o que é esse desafio.
A depender do caso, o nível de desgaste nas relações das equipes de trabalho é tão grande que o desfecho mais comum é a “implosão” do núcleo — colaboradores desligados, chefias pedindo transferência, entre outras situações negativas.
Pelo caminho, ficam as metas e os resultados que deveriam ter sido alcançados, não é mesmo? Afinal, uma equipe que não se entende ou está extremamente desmotivada não tem condições de fazer aquilo que se espera dela. Frente a um quadro como esse, uma das únicas soluções possíveis é uma ajuda externa.
Geralmente, alguém “de fora” tem melhores condições de avaliar qual é o encaminhamento mais adequado para situações críticas quando se trata de recursos humanos. Isso se deve ao fato de que os profissionais da consultoria não concorrem pelas mesmas oportunidades dos funcionários. Em outras palavras, eles não entram nas disputas pouco cordiais por cargos e recursos para projetos — situações muito comuns e muito prejudiciais.
Nesse sentido, uma consultoria em gestão empresarial, livre de qualquer vinculação com o que vem dando errado, poderá propor novos sistemas de incentivo para progressão salarial de seus colaboradores, além de promover um processo de alocação de pessoal condizente com as aptidões dos profissionais. Tudo isso, claro, em conformidade com a disponibilidade financeira de sua empresa.
Entraves em processos estratégicos
Sofrer com entraves em processos estratégicos para o desenvolvimento do negócio é comum para muitos gestores. Áreas como tecnologia da informação, logística e automação podem ficar completamente travadas por falhas em seus processos. Muitas vezes, o gestor não sabe nem por onde começar a “atacar” o problema e nem qual é a sua origem.
Mais uma vez, a consultoria em gestão empresarial poderá ser uma aliada. Possivelmente, a situação de dificuldade que você enfrenta já foi tratada pelos consultores em outras organizações. Na prática, isso significa que as soluções implementadas em outros casos poderão servir para lidar com os problemas enfrentados pela sua empresa.
Ao mesmo tempo, vale dizer que haverá um grande esforço para compreender as particularidades de seu negócio e, assim, chegar ao melhor diagnóstico e a consequente proposição de soluções.
Falta de recursos para projetos de expansão
Abrir uma nova filial, lançar um novo produto no mercado, criar uma campanha para atingir um público diferente… Quando se trata de projetos de expansão, não faltam possibilidades. No entanto, na hora de colocar essas ideias em prática, muito gestores esbarram na falta de recursos financeiros. O que fazer nessa hora? Simplesmente abandonar as boas e ideias e as possibilidades de crescimento?
Certamente, esse não é o melhor caminho. A solução pode estar em um esforço de reformulação de sua proposta inicial visando uma adequação do escopo do projeto à realidade de sua empresa. Mais uma vez, tomar frente dessa atividade sozinho pode não ser o ideal. Todo o know-how de uma consultoria em gestão empresarial poderá “encurtar” alguns caminhos e apresentar resoluções viáveis para algumas dificuldades.
Em casos de projetos de expansão, especificamente, as etapas de implementação poderão ser minuciosamente divididas para contornar o constrangimento financeiro que impede a execução de uma empreitada em um curto período de tempo, sem implicar em resultados insatisfatórios. Assim, haverá um cronograma de desembolso de recursos que não “estrangulará” o seu caixa.
Disso surge uma pergunta: “se faltam recursos, como contratar uma consultoria”? Veja bem, a contração desse tipo de serviço configura um investimento, tal qual o seu projeto de expansão. Ademais, já destacamos, por mais de uma vez, a organização do trabalho das consultorias em gestão empresarial, que sempre se adequam à realidade de seus clientes.
Agora que você conhece as possibilidades de atuação de uma consultoria em gestão empresarial, que tal entrar em contato com o Grupo Lasse’s?
Nós temos as melhores soluções nas mais diferentes áreas: gestão financeira, gestão de estoque e compras, gestão de processos e muito mais! Será um prazer atender o se negócio naquilo que for necessário!
O que é Gestão do Conhecimento e como utilizá-la na empresa? - Lasses Consultoria
4 de julho de 2019 @ 3:12 pm
[…] um projeto de gestão do conhecimento é algo complexo e que depende muito da cultura organizacional. Portanto, prepare […]
Como escolher um serviço de consultoria de varejo? - Lasses Consultoria
4 de julho de 2019 @ 3:18 pm
[…] sentido, torna-se necessário criar uma cultura de gestão sólida e também aprimorá-la para que os serviços possam ser cada vez mais eficientes. […]
O que é alavancagem financeira? Para que serve? Como aplicar? - Lasses Consultoria
4 de julho de 2019 @ 3:38 pm
[…] O que torna essas estratégias ainda mais interessantes é o fato de poder obter recursos financeiros sem ter nenhuma despesa imediata com isso, podendo arcar com esses custos mais à frente. Afinal, tudo que uma empresa que usa a alavancagem precisa é dinheiro (e justamente quando não dispõe de capital próprio para investir). […]
6 motivos importantes para ter gestão contábil em sua empresa - Lasses Consultoria
4 de julho de 2019 @ 3:48 pm
[…] Tendo isso em mente, manter em dia as contas, a escrituração dos documentos e tudo que afete o patrimônio do estabelecimento deve ser uma prioridade para aqueles que querem fazer uma boa gestão estratégica. […]
Empreendedorismo no varejo: 5 lições de experiências de grandes empreendedores - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 11:19 am
[…] de abrir um e-commerce ou até mesmo uma filial, por exemplo. Por fim, é possível também contratar uma consultoria em gestão, que pode avaliar o desenvolvimento de vários setores do […]
Como funcionam as fusões e aquisições? Entenda de uma vez por todas! - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 11:29 am
[…] gestor que tem essa atividade em vista deve buscar conhecimento e investir em gestão empresarial para que, assim, consiga realizar todos os seus projetos de expansão com consistência e […]
Qual a utilidade de uma consultoria especializada na empresa? - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 11:45 am
[…] a fim de crescer ou expandir com mais agilidade sem perder a estrutura já alcançada. Ou então, contratar uma consultoria financeira especializada para avaliar se um novo investimento é viável ou se talvez seja melhor […]
Educação corporativa: faça sua equipe crescer com a empresa - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 1:24 pm
[…] de forma que conquiste mais resultados não apenas financeiros, mas também de produtividade, gestão empresarial e ambiente […]
Gestão de empresas: veja sua importância para a sustentabilidade do negócio - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 2:47 pm
[…] é necessário levar em conta diversos aspectos e, dependendo do caso, é válido contar com uma consultoria especializada. Com uma boa gestão de empresas, cria-se uma visão integrada, focada em decisões mais rápidas e […]