Relacionamento com Fornecedores
Os fluxos de informações, de pessoas, de comércio ganharam escala internacional ao longo dos anos, e, mesmo que algum acontecimento pareça ter pertencimento local, por vezes nos deparamos com resultados causados por interferências mínimas nas dinâmicas que regem o a sociedade ou o mercado.
Um exemplo claro disso é o que estamos enfrentando devido ao Coronavírus, que foi descoberto numa província da China em dezembro de 2019, mas que meses depois preocupa várias nações no globo. Não afligindo apenas as pessoas, o sistema de saúde, fechando escolas, fábricas lojas e aeroportos de diversos países, o vírus também vem afetando a produção mundial e a economia.
Os impactos começaram na produção chinesa, com a paralisação de trabalhadores nas fábricas, afetando em cadeia a produção de países com que apresenta relações comerciais, mesmo que algumas dessas empresas contassem com estoque de segurança. De acordo com pesquisas da Harvard Business Review, muitas empresas dependem do mercado asiático, não tendo ideia de quem são os fornecedores de seus fornecedores.
Tendo em vista a circunstância global e que tudo está conectado, é importante pontuar os efeitos que o Coronavírus têm sobre a cadeia de fornecimento, e consequentemente como isso afeta as empresas. Por isso, é preciso pensar previamente e preparar-se para situações como essas, empenhando-se em adequar tanto a gestão interna quanto zelar pelo relacionamento com fornecedores, que representam um papel fundamental para bons resultados quanto a produtividade e no bom desempenho do negócio.
Boas práticas:
Para manter bom relacionamento com fornecedores
- Estabeleça relação de parceria
Uma parceria com sucesso sempre vai depender de estabelecer uma boa comunicação, portanto tenha um canal direto por e-mail, ramal ou número do WhatsApp, algo que permita respostas rápidas para situações de emergências.
- Lembre-se: um bom relacionamento é positivo para os dois lados
Mesmo em parceria, a relação com o fornecedor trata-se de um negócio, por isso firmem posicionamento de acordo com o que foi estabelecido contratualmente, tirando dúvidas quando necessário e sendo transparente a fim de criar um relacionamento saudável entre empresa e fornecedor, tendo em vista que um depende do outro.
- Tenha mais de uma opção para fornecedores
Busque um planejamento de gestão de fornecedores que conte com uma lista de opções diversificadas para cobrir possíveis lacunas que venham acontecer como resultado de mudanças no cenário do mercado.
Sabe-se que a situação atual atinge uma escala inédita, o Coronavírus vem afetando até negócios que estão há mais tempo estabelecidos. Por isso, é importante ter planejamentos de contingenciamento e gestão de riscos que resguardem diversos aspectos que também afetarão a empresa, como a relação com fornecedores, a fim de manter os serviços disponíveis mesmo em casos emergenciais.
Fontes: Leucotrom – Telecom
Terra
Ilos