Saiba o que é automação comercial e como aplicá-la em sua empresa
Conforme a tecnologia avança, dispositivos mais potentes, baratos e menores vão surgindo no mercado. Esses dispositivos são capazes de realizar inúmeras funcionalidades no dia a dia das pessoas e com isso um novo conceito vai se popularizando: automação. A automação existe em vários segmentos do cotidiano das pessoas, e este post falará sobre o que é automação comercial.
O que é automação comercial?
A palavra automação vem de automatizar processos, ou seja, a capacidade de transformar uma tarefa repetitiva em algo automático que seja capaz de ser gerido por dispositivos eletrônicos com ou sem o auxílio parcial de uma pessoa. A automação tem como objetivo aumentar a segurança da execução de processos e aumentar a produtividade de uma tarefa.
Levando em conta o conceito geral de automação, a automação comercial é a transformação de rotinas ligadas a um comércio em operações automáticas e controladas por computadores. Um exemplo de automação comercial é o controle de estoques. Quando um produto é retirado, movido ou adicionado ao estoque, seu controle é feito por meio de softwares de computador ou até mesmo por sensores que captam esse movimento.
Quais as principais vantagens da automação no comércio?
A automação traz inúmeras vantagens para quem usa e é recomendada por instituições importantes como o Sebrae. É sabido, por exemplo, que grandes corporações como a Amazon, Nike e Coca-Cola procuram automatizar grande parte de seus processos para garantir a qualidade de seus produtos e serviços. A seguir vamos mostrar 4 vantagens de começar a usar esse conceito no dia a dia do comércio.
1. Segurança
Processos automatizados são mais seguros, pois estão menos propensos a erros humanos. Uma vez que uma sequência de atividades é programada por um dispositivo, ele é repetido sempre da mesma maneira. Isso garante uma confiabilidade maior dos resultados obtidos.
2. Informação
Cada processo que é executado, seja por um ser humano ou por máquina, gera uma informação. Informação é importante em todas as esferas do comércio, pois é ela que auxilia o comerciante na tomada de decisões como quanto comprar, quando comprar, qual preço, etc.
A automatização de processos permite que a informação seja coletada e armazenada também de forma automática. Isso poupa o comerciante o trabalho de ter que produzir esses dados. Dessa forma, o usuário da informação terá apenas o trabalho de analisá-la e decidir quais os melhores caminhos a serem tomados. E é sabido que quanto menos decisões forem tomadas por um ser humano, menor as chances de erros serem cometidos.
3. Competitividade
O acesso a informação mostrado no tópico anterior leva a boas tomadas de decisões e consequentemente traz benefícios ao comércio. Esses benefícios muitas vezes são traduzidos como menores preços, maior qualidade do produto, eficiência de entrega, comodidade, etc. Uma vez que um comércio dispõe de todas essas qualidades, será mais requisitado por seus clientes e consequentemente sua marca se tornará mais competitiva.
A competitividade de uma automação também traduz-se em processos práticos. Uma tarefa automatizada pode ser executada 24 horas por dia, aumentando de forma expressiva a sua produtividade.
4. Custo-benefício
A automação comercial requer o investimento em softwares e dispositivos para realizar as tarefas propostas pelo comerciante. No entanto, esse custo é compensado com a redução de gastos em outros setores.
O primeiro deles é o custo de treinamento. Em vez de treinar um funcionário para executar uma tarefa longa e delicada, ele precisa apenas aprender como programar o dispositivo para funcionar. O segundo é o custo pessoal. Processos automatizados podem substituir mão de obra humana que pode ser alocada para realizar outras tarefas, sendo que apenas um funcionário é capaz de lidar com o controle de automação de vários processos diferentes.
Por onde começar a automação?
O processo de automação pode ser aplicado em diferentes esferas do comércio, mais precisamente divididas em duas delas: automação física e automação lógica. A automação física inclui a utilização de sensores e máquinas capazes de interferir no ambiente de trabalho. A automação lógica faz uso de softwares de computador que ajudam a gerir o comércio como um todo.
Os sensores são capazes de monitorar determinadas condições de um comércio, como, por exemplo, o tamanho de uma fila, a velocidade do atendimento de cada cliente, os horários de pico da loja e muito mais. Esses dispositivos geram relatórios contendo informações importantes para o gestor que toma decisões de aperfeiçoamento do seu modelo de negócios.
Já as máquinas são responsáveis por fazer tarefas repetitivas e constantes de uma loja. Ela geralmente substitui uma tarefa que poderia ser feita por um funcionário e este fica responsável por configurar o funcionamento da máquina e realizar outras tarefas, aumentando, assim, a produtividade como um todo.
Exemplos de máquinas que automatizam seus comércios vão desde caixas automáticos em supermercados até robôs que fazem o controle da logística, como os que são utilizados pela Amazon.
Quais softwares podem ajudar na automação comercial?
A automação lógica de um comércio se dá através do uso de softwares para controle de gestão de processos como estoque, faturamento, despesas, venda e pós-venda, etc. São sistemas capazes de automatizar a parte gerencial de um comércio, que é feita com o auxílio de operadores desses sistemas. Eles ajudam também na produção de informação detalhada e confiável que auxilia na tomada de decisões do dia a dia. A seguir são mostrados 3 softwares que podem ajudar na automação comercial.
1. C-Plus 4
O C-Plus 4 é um sistema construído para gerenciar empresas e agilizar as rotinas. Com ele é possível gerar relatórios gerenciais detalhados, emitir notas fiscais regulamentadas pela lei, acompanhar movimentações financeiras, gerenciar estoque, entre outras funcionalidades. É possível fazer um teste gratuito dessa ferramenta por 30 dias.
2. NEX
O NEX é um programa gratuito com funcionalidades pagas para automatização de qualquer tipo de comércio. Ele é capaz de fazer controle de estoque, controle de vendas, controle de caixa, cadastro de produtos, cadastro de clientes, controle de fornecedores, orçamento, etc. Seu grande diferencial é o uso entre múltiplas plataformas, como computadores e smartphones (apenas na versão paga) para gerir a loja.
3. Lexos
A Lexos é um sistema de gestão de comercial que tem como grande diferencial a integração com e-commerce. Com ele, o comerciante é capaz de gerir tanto a loja física quanto a virtual. Além disso, esse sistema é capaz de gerenciar múltiplas lojas ao mesmo tempo, trazendo vantagens ao dono de uma rede de lojas. Todas essas vantagens são somadas aos controles habituais de estoque, venda e financeiro, presentes nesse tipo de sistema.
A automação pode ser um diferencial no ramo dos negócios. É importante estar atento e saber o que é automação comercial, quais as vantagens e por onde começar a implementar esse conceito. Para ficar atento às novidades dessa tecnologia e também de informações sobre como gerir seu comércio, não deixe de assinar a nossa newsletter e receba todo nosso conteúdo. Até a próxima.
Você sabe como estimular o desenvolvimento empresarial no seu empreendimento? - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 3:22 pm
[…] fatores de desenvolvimento que vão surgindo com o passar dos anos — como novas técnicas, automação comercial e avanços tecnológicos — precisam ser passados para a equipe que está ligada diariamente à […]