Você sabe como estimular o desenvolvimento empresarial no seu empreendimento?
Todo e qualquer gestor que tenha planos de prosperar o seu negócio sabe da importância do desenvolvimento empresarial para se manter firme no mercado e atingir os resultados esperados.
Hoje os clientes exigem mais, e a concorrência parece estar sempre alerta. O surgimento de novos padrões, realidades e valores é cada vez mais rápido. Além disso, as mudanças ocorrem em todas as áreas. Tecnologia, recursos humanos, produção, finanças e operações são só alguns exemplos!
Para que seu empreendimento cresça de forma sólida e consistente, é fundamental investir em certas estratégias. Por isso, listamos aqui algumas práticas que podem auxiliá-lo a colocar sua empresa em constante evolução. Vamos lá?
Definição de estratégias
Para alcançar o desenvolvimento empresarial, é necessário primeiro definir estratégias de negócio claras e concretas. Só assim é possível alcançar as metas desejadas e obter uma visão mais macro do ambiente em que a sua organização está inserida.
O Sebrae define estratégia empresarial como a maneira com que a empresa pretende alcançar seus objetivos. Essas técnicas podem envolver objetivos de crescimento, estabilidade ou redução. O importante é que elas sejam sempre viáveis, orientando a empresa na busca pelos melhores resultados.
Conhecimento do público interno e externo
Os públicos do seu negócio são formados por aqueles que afetam diretamente o seu empreendimento. Dessa maneira, o relacionamento do gestor com essas pessoas é uma peça-chave para o sucesso.
Clientes, funcionários e fornecedores são exemplos que se enquadram nesse segmento. Então, não é difícil entender porque conhecer bem o público estratégico e conservar um bom relacionamento com ele é tão importante.
A manutenção saudável dessas relações pode evitar conflitos internos, facilitar negociações e ainda garantir melhores condições de pagamento.
Um fornecedor que se mostra receptivo e confia em seu cliente pode garantir melhores prazos e contribuir bastante para que a empresa estabeleça um fluxo de caixa eficiente e um planejamento contábil equilibrado.
O mesmo acontece com os funcionários, que fazem toda a diferença no desempenho da organização quando motivados. Com uma equipe satisfeita, a comunicação interna funciona e os resultados tendem a espelhar a sinergia existente dentro da empresa.
Capacitação de equipes
Ainda na linha de funcionários preparados e incentivados, a capacitação das equipes é uma excelente ferramenta para quem busca o desenvolvimento empresarial.
Ainda que o gestor tente centralizar todas as atividades, um dos pontos mais importantes na gestão pessoal é manter profissionais preparados e habilitados para lidar com os clientes. Compreender e disseminar a cultura organizacional da sua empresa também nunca foi tão importante.
Os funcionários são muitas vezes as pessoas que personificam o negócio. Por isso, devem ser instruídos a sempre passar a melhor imagem àqueles que estão em contato com a empresa.
Além disso, fatores de desenvolvimento que vão surgindo com o passar dos anos — como novas técnicas, automação comercial e avanços tecnológicos — precisam ser passados para a equipe que está ligada diariamente à produção. Só assim é possível atualizar e incorporar todas as possibilidades de melhoria. Depois será a vez de colher os resultados.
Estabelecimento de metas
Definir metas é outra estratégia importante na busca do desenvolvimento empresarial. Elas podem estar relacionadas ao alcance de resultados, redução de custos ou cumprimento de prazos, por exemplo.
A partir do alinhamento de objetivos específicos, a equipe passa a ter o pleno conhecimento de suas responsabilidades. Quando atreladas a bonificações financeiras, essas metas também podem ser ferramentas que ajudam os próprios funcionários, além da empresa.
Depois de estabelecidos os objetivos principais, devem ser criados ainda indicadores para controlar o andamento de cada um. Assim, os propósitos finais não se perdem no dia a dia da empresa.
Outra opção é o estabelecimento de metas parciais, que também orientam os colaboradores e facilitam o desenvolvimento empresarial.
Programas de inovação
Os programas de inteligência de mercado e de inovação são muitas vezes negligenciados pelos gestores mais conservadores, mas são pontos que merecem bastante atenção.
A contínua busca por novidades que otimizem o processo produtivo resulta em vantagens competitivas e incentiva lucros e faturamento. Com disso, a empresa pode usar o capital para reinvestir nela mesma, em máquinas ou em especializações que possibilitem o crescimento de sua capacidade produtiva.
Sendo assim, sua organização deve procurar cultivar contato constante com centros de pesquisa, feiras ou ambientes que promovam a inovação. Ela poderá, então, elaborar projetos de maior porte e acompanhar seus avanços com mais embasamento.
Padronização dos processos
A história por trás da revolução industrial mostrou que a padronização de procedimentos internos proporciona mais agilidade e facilita a detecção de erros na produção.
Com mais rapidez, a possibilidade de se obter lucros aumenta e uma possível expansão fica mais perto de se tornar realidade. Além disso, essa padronização também permite que os erros sejam detectados com facilidade e, assim, corrigidos com rapidez.
O controle da gerência se torna mais eficaz, bem como a preparação de novos funcionários para as funções a que forem designados.
A longo prazo, é fácil perceber as diferenças e a otimização que os processos padronizados proporcionam!
Responsabilidade social
O compromisso social é uma prática voluntária de promoção do bem-estar que possibilita uma contribuição para a sociedade e também traz benefícios para a empresa que a pratica.
Isso porque essa preocupação em contribuir positivamente com o próximo e com o meio em que a organização está inserida também é algo muito bem-visto pelo mercado. Sendo assim, a valorização dessa atividade acaba criando melhores oportunidades de negócio.
A disseminação desse conceito criou diferentes termos a respeito do assunto: a Responsabilidade Social Corporativa, a Responsabilidade Social Empresarial e a Responsabilidade Social Ambiental.
Como o próprio nome mostra, a diferença está relacionada ao contexto. O blog Responsabilidade Social explica mais detalhadamente cada um desses tipos, além de reforçar a importância de que o processo seja contínuo.
A responsabilidade social faz com que a empresa tenha um crescimento mais sustentável, melhora sua imagem e oferece maior visibilidade. Portanto, quem deseja avançar e se desenvolver, precisa considerar essa opção!
Estimular o crescimento da empresa nem sempre é uma tarefa fácil, mas deve ser uma prioridade do gestor que deseja perpetuar um negócio saudável e sustentável.
Se você já coloca alguma dessas estratégias de desenvolvimento empresarial em prática ou tem alguma sugestão que ficou de fora desse post, deixe seu comentário aqui!
Veja a importância do inventário de estoque e por que deve ser feito - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 3:29 pm
[…] A frequência com que isso será feito depende da demanda do negócio. Ela pode ser diária, semanal, quinzenal ou apenas ao fim de um período determinado pelo próprio empreendimento. […]
Gestão de empresas: veja sua importância para a sustentabilidade do negócio - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 3:30 pm
[…] Ter uma boa estratégia de marketing é importante porque ela traz menos estresse para a empresa, pois cria-se um padrão de trabalho com começo, meio e fim; menos gastos, uma vez que, como você sabe para onde está indo, evita tomar decisões ruins; e mais motivação, pois metas claras contribuem para ter um time em sintonia e engajado. […]
Desdobramento de metas: como estipular metas para os setores da empresa? - Lasses Consultoria
5 de julho de 2019 @ 5:27 pm
[…] Não são todos os administradores que concedem a devida importância ao desdobramento de metas, peça fundamental para a tomada de decisões dentro de uma empresa — e o gestor que não tem conhecimento sobre o assunto pode ter sérios problemas para desenvolver a sua organização. […]